sexta-feira, 5 de junho de 2009

A arte Tuga!!!!

Algumas brilhantes mentes, em maior ou menor escala, foram responsáveis por uma pesquisa e pela consequente publicação, de uma lista de 10 exemplares de palavras por esse mundo fora, que possuam um grande significado no respectivo país.

Entre estas, encontram-se bizarras palavras como Bakku-shan (Japão), que ocupa o número 10 da lista, que significa uma bela rapariga... enquanto estiver de costas... De frente, o resultado poderá ser decepcionante!

Backpfeifengesicht (Alemanha), no número 7 da lista, assume o significado de uma cara pertencente a alguém irritante que só apetece esmurrar, sendo a violência na dita cara, o único modo que nos fará sentir melhor.

Curiosa e muito orgulhosamente, em 1º lugar, encontra-se um termo que é quase como que uma religião no nosso belo Portugal... O "Desenrascanço".

Todos sabem que esta palavra é a arte ou engenho em encontrar a solução para um problema mesmo no último momento, sem prévio planeamento. É como que o cabide que utilizamos para pescar as chaves pelas frinchas do vidro do carro que ficaram dentro do mesmo; o bigode ou capachinho ávida e engenhosamente feito de pêlos púbicos. Se nos escuteiros, os jovens são alertados para estarem constantemente preparados para qualquer imprevisto, aqui em Portugal prezamos exactamente o contrário... A arte do improviso e à última da hora!!!

Se pudéssemos escolher o fundador desta religião, sem dúvida seria essa grande personagem mais conhecida por Macgyver... Essa "persona" americana, mas com claras e evidentes raízes, mentalidade e técnicas portuguesas, conseguia desarmar misseis nucleares com a ajuda de um clip, conseguia criar bombas a partir de pastilha elástica, xarope para a tosse e um palito.

Parece que a arte do desenrascanço, sempre foi e pelo decorrer dos tempos actuais, sempre será muito apreciada em vários níveis, em Portugal, desde a capacidade de improviso que tanto é ovacionada nas diversas forças militares nacionais, passando pelos vários estabelecimentos de ensino superior, nos quais o típico aluno tem que recorrer às mais diversas e engenhosas manhosices, para fazer a tal cadeira para a qual não estudou, trocando o estudo por uma noite de... qualquer um tipo de divertimento. Em português corrente e directo, copiar por exemplo e na íntegra, a Lei de Bases da Sáude... Entre outras coisas... Se bem que dá que pensar, a possibilidade de estes tipos de improvisos manhosos, mas deveras eficazes, serem também utilizados numa mesa de operações, num qualquer bloco operatório...

Deixo aqui um apelo: Num futuro incerto, aquando da colonização de Marte, Por Favor, pensem em enviar os Portugueses para a linha da frente, pois certamente seríamos capazes de nos "desenrascarmos" e sem qualquer tipo de ajuda. Se um dia acontecer um cenário real, tipo filme Guerra dos Mundos, os Portugueses, seriam sem dúvida aqueles que toda a população a nível mundial, quereria ter a seu lado!

Como momento alto da publicação de hoje, deixo aqui uma frase ao bom estilo português, mas em inglês, que de certo modo combaterá a arrogante e metódica mentalidade britânica, que tantas vezes já auto-intitulou essa grande nação cheia de nevoeiro, de Grandiosa, atingindo um patamar quase divino:

Fuck Preparation, We have "desenrascanço"!!

P.S.:97% da população não acredita nos políticos... Os outros 3% são os políticos.




2 comentários:

Anónimo disse...

que saudades do McGueiver lol é o mestre :)

Claro que em marte, qualquer tuga desenrrasca -se, mesmo sem O2!!! :)

Obscuramente disse...

lolol

Acho que o Dr. Valbom fez um plágio descarado ao teu texto numa aula de ética ainda esta semana. Falou exactamente do artigo sobre a palavra desenrascanço!

És o maior! até o sr. papa-tachos te faz plágio!

Abraço, até ao proximo coffee