segunda-feira, 21 de julho de 2008

Olha... Sou uma aberração genética!!!

Sei que me tenho portado mal, por estar a ter esta licença sabática, sem escrever ou dar sinais de vida por aqui. Não interpretar isto como sinal de desleixo meu, mas sim muito pelo contrário, pois pelo menos serviu para aumentar o stock de ideias acerca do que escrever.

O problema tem sido mesmo este calor, que dá para tudo, menos ficar em casa em frente a uma caixa com luzinhas a irradiar calor e de vez em quando alguns sons menos próprios e deveras estranhos.

Após um interregno de alguns dias, para poder recarregar energias para as férias que aí se aproximam... Peço atenção ao pormenor: "recarregar energias para as férias de verão" e não, "ter férias para recarregar energias para o regresso ao trabalho...

Acidentalmente descobri algo que mostra que sou um acaso da natureza...

A origem do olho azul...

Após um ligeiro trambolhão na net, deparei-me com um estudo, que mostra que os olhos azuis têm em comum o mesmo antepassado comum.

Algures no mar negro, há qualquer coisa como cerca de 6 a 10 mil anos, o acaso ocorreu...

"Alguém" sofreu uma mutação genética no gene OCA2. Mutação esta, que "agitou" a produção de melanina na irís ocular, adormecendo a capacidade de produção de olhos castanhos.
Basicamente, apenas terá limitado a sua capacidade de produção de melanina, ou seja, o pigmento que dá cor aos nossos olhos, cabelos e pele, mas desta vez na íris. Sendo assim, é como se a melanina se diluísse desde a cor castanha até ao azul.
Basicamente, o olho azul apareceu devido a uma "diluição" do olho castanho, até ao azul.

As diferentes cores nos olhos, traduzem-se em variações consideráveis na síntese de melanina de cada indivíduo.

Sim, sou uma mutação genética... Quer dizer... além de ter cabeleira de cor amarela (sim, também é devido a uma mutação genética)... E depois ainda vem o belo do estudo da origem do olho azul... É o meu dia de sorte!!!!


Férias vêm aí! Uma nova fornada de temas vêm a caminho!!!

Pensamento do dia: Mal por mal, prefiro Alzheimer do que Parkinson. É melhor esquecer de pagar a cerveja, do que deitar tudo no chão!

5 comentários:

Anónimo disse...

Oi Jorge espero k esteja tudo bem contigo...gostei de ler o k escreve-te,tinha uma pequena ideia sobre as cores dos olhos mas nao fazia ideia de onde vinha a origem...
Ja agora boas férias se for o caso Abraço

Utopia disse...

ja ag vai aki http://brunormiguel.blogspot.com/
sao as minhas pekenas obras pode ser k te ajudar a relaxar um pc

Anónimo disse...

eheh, pensavas que me ias deixar :O com este post... eu já sabia que eras uma aberração, ora que novidade!!!!!! ;)

MUTANTE!!!!!!! :P

Anónimo disse...

...e os teus são lindos, únicos e insubstituiveis!!!! :*

Anónimo disse...

E a origem dos olhos verdes????