sábado, 21 de junho de 2008

Este canto tão quentinho!

Por enquanto, não está provada uma ligação científica entre importantes e marcantes eventos desportivos à escala planetária e a diminuição do interesse das pessoas quanto a outros assuntos de maior relevância.

Acuso-me a mim próprio... Dei por mim nas últimas semanas, quase quase a perigosamente rezar à Nossa Senhora do Caravaggio, a esfregar as mãos de satisfação quando vejo gregos e franceses a serem arrumados enquanto embrulhavam golos que levariam para casa e a sofrer de tal modo que me disponho a depositar nas luvas de uma pessoa, o destino de uma nação...

Mas que é isto???? Óbvios indícios de senilidade precoce!!!!!
Confesso... Fui incoerente!


Aquilo que durante semanas conseguiu alimentar o mais sedento de sangue inimigo, que conseguiu ombrear com as mulheres quanto à capacidade de dar volta à cabeça dos homens, serviu para de certo modo alienar o povo desta grande Nação para outros eventos de grande e maior importância, como o estado da sociedade...

A cultura portuguesa é das mais ricas do mundo e o país dos mais belos e mesmo assim a auto-estima dos portugueses é muita baixa. Estamos perante um paradoxo brilhante, não é?

Quando se trata de outro assunto qualquer, somos aquele povo triste e cabisbaixo. "Nada nos alegra e não exigimos nada de nós, nem dos outros. Somos aquilo a que se apelida, o deixa andar." Não me vou debruçar mais sobre o estado da Nação, deixarei isso para os teóricos. Mas porque teremos o hábito de lhe mostrar sinais de amor, e ao mesmo tempo o tratamos tão mal?

A grande frase: "Não questionemos o que fazem por nós, mas sim aquilo que podemos fazer pelos outros"... Neste caso...Portugal!!!

Sonhar faz viver!



3 comentários:

Pedro Ribeiro disse...

Outra pormenor interessante tem que ver com o facto de dizermos mal do nosso Portugal, como país enquanto governado por senhores que desconhecem o termo descrito em dicionários como "faculdade que tem o espírito de pensar, conceber, compreender", e acabamos por não fazer nada para o tentar melhorar e apenas lamentamos. Defendemos o nosso Portugal apenas no futebol, ou quando alguém diz mal dele, mas somente para pudermos ser nós a fazê-lo.

Anónimo disse...

concordo com o pedro ribeiro. Não assisti nem segui o euro com a euforia da maioria da população portuguesa pela simples razao que existe mais vida para além do futebol, felizmente... assim como outros herois...

Obscuramente disse...

E que digo eu... "Vamos ao Cais beber umas minis e jogar FM...?"

Assim até o futebol é mais bonito!

Abraço...