quarta-feira, 25 de junho de 2008

Pequenos segredos da Humanidade...

E assim hoje se inicia um conjunto de... pequenas dissertações, que poderão explicar muito mais do simples disparidades ou diferenças. Não quero tomar partidos, mas sim apenas explicar algumas curiosidades que poderão tornar a co-habitação entre Mulheres e Homens mais simples.

Segue-se o básico ou problemático processo que é Estacionar!!!

A mulher possui o tal "sexto sentido", a famosa intuição feminina, tratando-se de uma apurada capacidade em notar detalhes e alterações mínimas na aparência e no comportamento de outras pessoas, bem, possui habilidades sensoriais muito mais desenvolvidas que os homens!

Então que se passa, quando vulgarmente se fala na dificuldade das mulheres em estacionar? Tudo tem explicação, seja científica ou não...

Calcular, enquanto se conduz, a distância entre o pára-choque do carro e a parede, ou simplesmente outro carro, é uma habilidade espacial que fica localizada na parte frontal do hemisfério direito, não sendo muito desenvolvida na maioria das mulheres. Nos primórdios do ser-humano, e apelando um pouco à Teoria da Evolução de Espécies de Darwin, as mulheres precisavam estar alerta, quanto a pequenas mudanças no comportamento das suas crias, que poderiam indicar dor, fome, doença, agressividade ou tristeza, ou até a presença de possíveis predadores.

Mas... que se passa com o olho humano?

A retina e uma parte do globo ocular contêm cerca de 130 milhões de células fotorreceptoras capazes de processar o branco e o preto, enquanto outros sete milhões de células processam as cores. O cromossoma X é o responsável por essas células. Como as mulheres possuem 2 cromossomas X, consequentemente a mulher tem uma capacidade maior em descrever cores e não só... Possuem também maior tem maior visão periférica mais abrangente que a do homem, podendo chegar atingir uma visão periférica de quase 180 graus.

Os olhos do Homem são maiores, sendo que o cérebro masculino é configurado para uma visão a longa distância, apelando outra vez à teoria da evolução, o homem tinha que ser capaz de reconhecer e perseguir alvos distantes, para assim poder caçar presas e para poder ganhar a admiração dos membros da sua tribo. Mas também se dá o caso, do homem simplesmente não encontrar o pacote do leite no frigorífico, quando este está mesmo à sua frente, mal abre a porta!

E assim continuo a bater no ceguinho...

A mulher vê melhor no escuro, mas devido aos olhos masculinos serem mais eficientes quando se trata de um campo visual longo e estreito, o que lhes dá uma superior e, portanto, mais segura, visão nocturna a longa distância. Essa capacidade, aliada à sua boa orientação espacial comandada pelo hemisfério direito do cérebro, permite ao homem identificar o movimento dos outros veículos na estrada, tanto à frente quanto atrás. Por vezes as mulheres não conseguem distinguir em que ponto da estrada estão os carros que se aproximam, o que os olhos de caçador tipicamente masculinos fazem com facilidade. Em jeito de conclusão no caso de uma viagem longa, é melhor a mulher conduzir durante o dia e o homem durante a noite.


As relações tornam-se difíceis quando homem e mulher não reconhecem que são biologicamente diferentes e cada um quer que o outro atenda suas expectativas.

Isto promete, a derradeira guerra dos sexos!
Quem sabe se com o tempo, algo não vai ser desmistificado, por aqui??

1 comentário:

Anónimo disse...

Jorginho jorginho... Não sejas mauzinho! Toda a gente sabe a verdade sobre a condução das mulheres! Não é preciso expores assim pá...

(Mas tens toda a razão!)